UFLA promove I Workshop de Sustentabilidade na Produção de Cafés Naturais

Evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Pós-colheita do Café (Pós-Café) e Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), com apoio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé)

Apresentar o cenário sobre a produção dos cafés especiais naturais no Brasil e no mundo foi a proposta do I Workshop de Sustentabilidade na Produção de Cafés Naturais, que começou nessa terça-feira e foi encerrado hoje (26). O evento foi realizado durante I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia da UFLA, com a participação de cerca de 150 pessoas (alunos, professores e profissionais do setor cafeeiro).

“O que motivou o tema foi principalmente porque o Brasil é o maior produtor de café do mundo e especialmente de cafés naturais. A sustentabilidade é importantíssima porque se trata não apenas de questões ambientais ou ligadas apenas ao setor produtivo, mas de todos os setores do agronegócio café, da cultura até o consumo, envolvendo as ações sociais, trabalhistas, bem-estar, questões econômicas e ambientais. E, para que a gente possa discutir sobre isso, estamos no ambiente universitário onde nós temos formadores de opinião que cuidarão do futuro da cafeicultura no nosso país”, explicou a professora tutora do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira.

“É muito prazeroso estar organizando este evento e discutindo um assunto tão atual e importante, que é a sustentabilidade focando nessa área que gostamos muito que é o café. Vamos apresentar palestras que pautam a sustentabilidade relacionada a produção, mercado e tendências do café natural no Brasil e no Mundo, colheita mecanizada, tecnologia de pós-colheita e demais assuntos que serão abordados dentro do evento”, pontuou o Coordenador Geral do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café, discente de graduação em Engenharia Agrícola, Felipe Mesquita de Miranda.

Os professores participantes também apresentaram as razões de se abordar a produção de cafés naturais: “No Brasil, há muitos eventos sobre café, mas era necessário termos um focado em cafés naturais, que precisam ser entendidos de uma maneira melhor. E o mundo vem descobrindo cada vez mais isso que nós temos”, comentou o professor Flávio Meira Borém, tutor do PósCafé.

O pró-reitor de Extensão da UFLA, professor José Roberto Pereira, ressaltou a importância da realização do evento levando em consideração o empenho dos núcleos de pesquisa: “Essa configuração institucional de núcleos de estudos e Agência de Inovação do Café é algo extremamente produtivo para a construção do conhecimento e difusão da cafeicultura. A organização desse evento certamente vai trazer a difusão do conhecimento necessário para os membros da academia, sociedade e mercado”.

A palestra de abertura apresentou uma reflexão sobre os pilares da sustentabilidade aplicados aos cafés naturais no Brasil e no mundo, incluindo as principais certificadoras, e foi ministrada pela diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanusia Maria Carneiro Nogueira, especialista em Gestão e Marketing, doutoranda em Marketing com foco em posicionamento competitivo.

“Vivemos desse produto, temos paixão por esse produto. Entre oito e nove milhões de pessoas desse País vivem ou sobrevivem do café. O primeiro ponto de reflexão que eu gostaria de apresentar para vocês é sobre a definição de sustentabilidade – uma característica ou condição de processo ou de um sistema que permite a sua permanência em certo nível por um determinado prazo; ou seja, é muito importante falarmos sobre um certo nível, pois a sustentabilidade não quer dizer estado da arte em tudo, não quer dizer perenidade Estamos falando sobre condições que estamos estabelecendo para ter um certo nível de controle por um determinado prazo de tempo. E questiono vocês, o que estamos fazendo com o nosso planeta?” – com essa explanação Vanusia conduziu a palestra.

Vanessa Trevisan e Camila Caetano – jornalistas da InovaCafé e Ascom/UFLA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s