Jovens de Santo Antônio do Amparo participam de Curso de Barista

Em 2015 serão capacitadas 64 pessoas através do curso

Durante os dias 27,28, 30 de novembro e 1º de dezembro, dezesseis jovens do município de Santo Antônio do Amparo (MG), que lidam com a cadeia produtiva do café, participaram do Curso de Barista promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais em parceria com a Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

“O Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo (MG), em parceria com as empresas e entidades locais, realizou uma seleção de um grupo com perfil específico, do qual foram selecionados participantes de 17 a 21 anos, que são envolvidos com a cafeicultura. Então, ofereceu essa oportunidade para que os jovens possam conhecer uma nova função dentro da cadeia produtiva do café, bem como obter uma melhoria de vida. O objetivo de um grupo de empreendedores do município é realizar um evento em 2016 focado em café, no qual os participantes terão a oportunidade de trabalhar e até de ter uma carreira nessa área. A região de Santo Antônio do Amparo tem muitas décadas de tradição em produção do café, com diversas fazendas e produção de cafés de alta qualidade, como os cafés orgânicos e café especiais. Ou seja, existe um vasto mercado a ser explorado”, explicou a instrutora credenciada do Senar do Curso de Barista e gestora de Inovação em Café na InovaCafé, Helga Andrade, que ministrou o curso.

“Essa é uma experiência muito legal, eu não conhecia essas diversas formas de preparo do café. É uma boa oportunidade para que eu consiga pensar em uma possível carreira que eu possa seguir no futuro. Quero encontrar um trabalho na área do café, que é onde eu posso crescer na minha cidade”, pontuou o participante Carlos Alexandre Borges, 20 anos.

Mais três cursos serão ministrados durante o mês de dezembro para alunos e funcionários da UFLA ligados ao setor de café, porém, as vagas já foram esgotadas. As novas turmas com vagas disponíveis serão oferecidas a partir de janeiro de 2016 e os interessados em participar devem encaminhar e-mail para: helga.barista@gmail.com, sinalizando o interesse. As datas dos cursos ainda não foram definidas, mas até o final de dezembro serão divulgadas e você pode acompanhar através da página da Agência de Inovação do Café no Facebook.

Responsável pelo Polo de Tecnologia em Qualidade do Café da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), a professora do Departamento de Ciências dos Alimentos, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, explica como essa iniciativa surgiu: “Esse espaço foi concebido inicialmente através do projeto Consórcio Pesquisa Café ligada à Embrapa Café, e especificamente ao Laboratório de Desenvolvimento de Novos produtos, onde realizamos os cursos, capacitações, aulas de barismo, desenvolvimento de novos produtos na área de café. Tivemos o apoio substancial da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig). Através do primeiro projeto, que foi a criação do Polo de Excelência do Café para agregação de valores de sustentabilidade, tivemos a possibilidade de adquirir todos os equipamentos, insumos e abrir essa nova área de conhecimento, dando oportunidade para a capacitação nessa área tanto para discentes da UFLA quanto para a sociedade como todo, como vem acontecendo hoje, através desta parceria com o SENAR”.

Vanessa Trevisan – Jornalista. Agência de Inovação do Café
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s