InovaCafé recebe visita de alunos da Kirkwood Community College

Nesta quarta-feira (16), a Agência de Inovação do Café abriu suas portas para quinze estudantes do Curso de Ciências Agrárias da Kirkwood Community College (EUA). A visita foi conduzida pela Gestora de Inovação em Café e Barista, Helga Andrade e pelo estudante de Agronomia e coordenador do projeto Logistikos do CIM/UFLA, Pedro Krambeck.

Os estudantes conheceram a estrutura da InovaCafé e os seus ambientes de pesquisa, o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café) apresentou o processo de classificação dos grãos, torra, moagem e degustação dos diferentes tipos da bebida, já o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF), conduziu os alunos até a lavoura, onde foi explicado o processo de plantio do café utilizando o polímero hidroretentor, produto desenvolvido na UFLA que tem obtido resultados positivos no plantio e na economia hídrica.

Alunos dos cursos de Agricultura Empresarial, Agricultura de Precisão e Agricultura Geoespacial passaram o dia em contato com a cultura do café, o diretor do Curso de Ciências Agrárias da Kirkwood, Scott Ermer, explica “trago estudantes do curso todos os anos para explorar a agricultura e as diferentes culturas no Brasil, assim os estudantes podem compartilham suas experiências com os colegas. A cultura do café não existe nos Estados Unidos, porém consumimos o produto todos os dias, essa visita nos possibilita aprender sobre como a planta se desenvolve e saber como o café é processado e vendido, é muito importante entender esse processo para termos um entendimento global sobre o processo do grão a xícara”.

“Eu sou uma grande bebedora de café, eu adoro café, e o café brasileiro é bastante diferente do que é oferecido nos Estados Unidos, costumamos beber o café produzido na Colômbia, que tem um sabor bem diferente do brasileiro, agora o café brasileiro tornou-se o meu favorito”, afirmou a estudante do curso de Agricultura Empresarial, Rebecca Vander Heiden, 19 anos.

A tarde foi finalizada com uma visita técnica a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (COCATREL), onde os alunos conheceram o processo de armazenamento e recebimento dos grãos e degustaram café expresso e outras delícias locais na Cafeteria da Cooperativa. Com sede no município de Três Pontas, a cooperativa reuni mais de 4.600 produtores rurais, em cerca de 60 municípios no Estado de Minas Gerais.

“Foi impressionante ver pessoas carregando as sacas de café e trabalhando na carga e descarga do grão, em nossa região esse tipo de trabalho é totalmente mecanizado. Estou impressionado com o tamanho da cooperativa, o café servido na cafeteria é muito bom”, ressaltou o estudante do curso de Agricultura Empresarial, Dalton Yutesler, 19 anos.

O diretor da InovaCafé e professor titular da UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior, acredita que ao abrir espaço para essas visitas, a agência se consolida como ambiente que promove a polarização de ações da cafeicultura no país e no mundo e possibilita a troca de conhecimento e intercâmbios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s