InovaCafé e UFLA contribuíram com a difusão de tecnologias na EXPOCAFÉ 2016

Idealizadora e apoiadora do evento, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada na 19ª edição da Expocafé pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), a qual reuniu estudantes de diferentes núcleos de estudos que tem como objeto de pesquisa o café, para trabalhar com a difusão de tecnologias desenvolvidas na Universidade.

Na cerimônia de abertura do evento, que foi realizada no dia 08 de junho, a UFLA através do Núcleo de Estudo em Cafeicultura (Necaf) e Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec) lançou a “Clonagem de Café Arábica por meio de estaquia”. A tecnologia que contou com o apoio da InovaCafé para seu desenvolvimento, oferece ao produtor maior produtividade com produção antecipada com o uso do procedimento e maior uniformidade em sua lavoura.

“O cafeicultor pode ter acesso a essa tecnologia através da InovaCafé, onde serão disponibilizadas as mudas e o treinamento para execução do procedimento. Como resultado efetivo ele terá a produção antecipada de um ano em sua safra, e terá como grande benefício um maior lucro nos primeiros anos, onde ele poderá arcar com o custo que terá para implantação da tecnologia na lavoura”, explica o Coordenador Geral do Nemec, graduando em Agronomia pela UFLA, Leonardo Luiz Oliveira.

MINICURSOS

Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) foram ministrados doze minicursos com temas voltados para a cafeicultura, onde estudantes que participam dos núcleos de estudos: Necaf, Nemec, Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD); Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumos de Café (QI Café), Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café), Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport), Bureau de Inteligência Competitiva do Café e a Gestora em Inovação do Café e Barista da InovaCafé, Helga Andrade, foram responsáveis por uma ampla programação durante os três dias de evento.

A advogada e idealizadora da Coffee and Joy, Débora Azevedo Reis esteve na Expocafé em busca de conhecimento, a mesma vem desenvolvendo um projeto para vendas de cafés especiais online, e explica “o curso sobre os fatores que interferem na extração do café foi bastante produtivo, onde eu consegui absorver conhecimentos sobre a pós-colheita, como você torra do café, a moagem ideal e como esses fatores podem influenciar na hora de você preparar a bebida perfeita”. Ela complementa que com a participação no minicurso sobre “Cafés naturais no Brasil: potencial no mercado de especiais”, conseguiu ter noção sobre o que oconsumidor de cafés especiais procura no produto que ele está comprando e quais os tipos de café que a empresa precisa oferecer.

Os estudantes que movimentaram o estande da InovaCafé/UFLA prestaram atendimentos aos produtores e na fazenda experimental apresentaram dinâmicas de campo sobre a implantação da lavoura com o uso do polímero hidrorretentor e o uso de açúcar na recuperação de cafeeiro intoxicada por herbicidas.

Uma das grandes procuras dos cafeicultores no estande foi por novas cultivares desenvolvidas para melhorar a qualidade do café e também sobre formas de manejo de terreiro adequadas para a secagem do café para que não haja interferência na qualidade, “principalmente nesse ano atípico, onde estamos tendo colheita acompanhada de chuva, temos café no terreiro e na planta para colher, muitas dúvidas foram relacionadas sobre quais as medidas a serem adotadas na colheita, pós-colheita e secagem do café com a água”, explica o diretor de finanças do QI Café e mestre em Agronomia da UFLA, Denis Henrique Silva Nadaleti.

Apresentando suas publicações recentes, a Editora UFLA também marcou presença no estande e registrou grande movimentação e volume de vendas. Os títulos sobre Pós-Colheita do Café, Semiologia do Cafeeiro, Planejamento e Gestão da Propriedade Cafeeira, Cafeicultura de Precisão e Café na UFLA: resgate histórico tiveram uma grande procura dos visitantes.

Texto e fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s