Difusão de tecnologias celebra o aniversário da InovaCafé

Ambiente que colabora com o desenvolvimento da cafeicultura no país, comemorou no dia 27 de junho, dois anos de atuação

Na lavoura, os participantes conheceram as etapas de desenvolvimento do caféMantendo a tradição e o pioneirismo na área de cafeicultura, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugurou no dia 27 de junho de 2014 a Agência de Inovação do Café (InovaCafé). Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e sediada no câmpus da Universidade, a InovaCafé integra em um mesmo espaço físico as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação de profissionais e estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Apresentação dos núcleos de estudos parceiros da InovaCaféPara celebrar o seu aniversário de dois anos, a agência juntamente com os núcleos de estudos parceiros elaborou uma programação especial para compartilhar as inovações e tecnologias que são geradas dentro da organização. Cerca de quarenta estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Filosofia, Administração, Engenharia dos Alimentos e alguns cafeicultores, participaram do evento gratuito promovido nesta quinta-feira, 29.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a InovaCafé e participaram de minicursos na lavoura sobre: “Processo de Clonagem de Café Arábica por meio de estaquia” com o Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), “Implantação da lavoura com o uso de polímero hidrorretentor” com o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), “Deriva de herbicidas na cultura do café” com o Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (Ghpd),  “Colheita semi mecanizada” com o Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport).

Demonstração de utilização de máquinas no campo.JPGNo anfiteatro foram apresentados os processos de “Pós-Colheita do café” com o Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café), “Formas de preparo e padrão da bebida” com o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), “Terceira Onda do Café” com o Bureau de Inteligência Competitiva do Café. A programação foi finalizada com aplicação do teste de aceitabilidade de brigadeiro de café promovido pelo QI Café e sorteio de brindes.

“Achei bastante interessante o evento, uma vez que ele foi direcionado para um público que ainda não tem contato com o café, isso que me chamou atenção, pois não tive ainda nenhum contato com a área. Foi muito legal aprender sobre como diferenciar um café especial, analisando o sabor, o aroma e o modo de preparo, para conseguir diferenciar do café que estamos acostumados a beber, que não é tão bom”, explica o estudante do 6º período de Agronomia da UFLA, Alan Eduardo.

O estudante do 8º período de Engenharia de Alimentos da UFLA, Celso Rodrigues, teve o seu primeiro contato com o universo do café e acredita que o movimento caracterizado como a “terceira onda do café” apresenta um grande potencial de mercado e pode ser bastante explorado por diferentes profissionais, sendo uma excelente oportunidade para atuação.

O Cafeicultor e estudante do curso técnico em cafeicultura do Instituto Federal de Muzambinho, William Adriano da Silva, não conhecia a InovaCafé é acredita que a criação da agência foi algo necessário para impulsionar a cafeicultura uma vez que sua localização é estratégica. “Todo o conhecimento adquirido no evento vem enriquecer a minha atuação no campo, o estudo sobre a qualidade do café é algo bem sugestivo, uma tremenda necessidade para o produtor avaliar cada vez mais a qualidade do seu produto”, ressalta Wiliam.

O diretor da agência e professor da UFLA, Luiz Gonzaga de Castro, avaliou o evento de forma positiva e afirma que outras ações como essas serão promovidas afim de disseminar informações sobre a cafeicultura na região, “acreditamos que a melhor forma de comemorar é compartilhando o que temos de melhor, o conhecimento, diante disso apresentamos aos participantes as tecnologias e inovações que foram geradas na universidade e que são aplicadas nas etapas de produção do café”, explica Gonzaga.

AGÊNCIA

A Agência é fruto da articulação do Polo de Excelência do Café, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), UFLA e Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a atuação da Agência o Consórcio Pesquisa Café e INCT-Café.

Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s